Sábado 12 de Julho de 2025 - Teresina - Piauí
Links interessantes
Meus livros
Escolha o livro que vai matar a sua sede!
Autores piauienses
Escolha o autor que vai matar a sua sede!
Fontes fotográficas Galeria Pessoal Galeria de arte Galeria literária
Fontes de Textos e Palestras Fontes em Acervo Fontes em Mural
Continuar lendo
Em 13 de janeiro de 1759, a família Távora e os demais acusados foram cruelmente executados na...
Continuar lendoFragmentos de um capítulo: O TERREMOTO DE LISBOA
Quem chegasse a Lisboa, na...
Continuar lendoCreio que todos já ouvimos falar de Nicolau de Rezende, o português que naufragou na costa do...
Continuar lendoMeus amigos, o maior editor de obras de autores piauienses do mundo, Francisco Leonardo Dias da Silva, acaba de se...
Continuar lendoAUTORES PIAUIENSES
Publicado em: 04/05/2024 - Visto: 6202 vezes
Meus amigos, o maior editor de obras de autores piauienses do mundo, Francisco Leonardo Dias da Silva, acaba de se tornar um cidadão teresinense. O Decreto Legislativo Nº 1.550, de 12 de março de 2024, estabelece em seu Art. 1º: “Fica concedido o Título Honorífico de Cidadania Teresinense ao senhor Francisco Leonardo Dias da Silva, na forma disposta no art. 21, inciso XVIII, da Lei Orgânica do Município, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Teresina”.
A entrega da honraria, aprovada por unanimidade, foi feita pelo vereador proponente, Inácio Carvalho, que atendeu à sugestão do escritor Pádua Carvalho. A solenidade aconteceu no dia 19 de março deste ano de 2024, no plenário da Câmara Municipal de Teresina, e contou com a presença de amigos próximos a Leonardo, que prestigiaram o momento e sempre estiveram juntos em suas ações pelo crescimento de nossa literatura, com 3 livrarias para vendas (Nova Aliança, Entrelivros e São Paulo) e uma editora para publicações (Nova Aliança).
Leonardo nasceu em Juazeiro do Norte (CE), abençoado pelo padre Cícero Romão Batista. Mudou-se para Parnaíba e de lá, aos 21 anos de idade, veio para Teresina – cidade que o conquistou para crescer profissionalmente e constituir família junto com sua esposa Aldecy Teixeira Dantas. Carrega na bagagem os certificados de duas pós-graduações: Gerência Empresarial e Filosofia Clínica. Preparado culturalmente, ministrou aulas no Colégio Diocesano e enveredou pelo comércio de livros, artigos religiosos e papelaria, desde março de 2011, quando começou a montar um acervo que hoje chega a 150 mil livros em estoque, quase a metade de autores piauienses. Um feito invejável!
Cá de minha parte, desfruto da amizade de Leonardo há mais de 10 anos. Conhecemo-nos no mundo literário, enveredando pelas discussões de temas religiosos, dos quais ele tem pleno domínio. Os meus 5 primeiros livros editados por ele foram: Origens: universo & humanidade (2012), Nonon, o menino da Lagoa Grande (2012), Parabélum (2013), 15:50 (2013) e O turco e o cinzelador (2013). Dos 24 livros que já publiquei, Leonardo editou 17 deles, representando 41% da minha obra completa. Eu sou um dentre os mais de 300 autores piauienses que Leonardo já editou. E sou grato por essa amizade, que perdura e ainda perdurará por muitos anos.
Eneas Barros
Fontes em revisão
Fontes esgotadas
O livro é uma publicação do SEBRAE Piauí e se destina a subsidiar empresários,... Continuar lendo
Essa publicação pretende contribuir para a montagem do Inventário do Produto Turístico... Continuar lendo
AGESPISA, história desafios e perspectivas. Com esse subtítulo, o livro faz uma abordagem completa da... Continuar lendo
"Macauã" é uma ficção entremeada de personagens históricos e mitológicos,... Continuar lendo
Eu era menino quando minha avó me obrigava a assistir às missas de Domingo, na igreja do Meduna,... Continuar lendo