Quarta-feira 30 de Abril de 2025 - Teresina - Piauí
Links interessantes
Meus livros
Escolha o livro que vai matar a sua sede!
Autores piauienses
Escolha o autor que vai matar a sua sede!
Fontes fotográficas Galeria Pessoal Galeria de arte Galeria literária
Fontes de Textos e Palestras Fontes em Acervo Fontes em Mural
Continuar lendo
Em 13 de janeiro de 1759, a família Távora e os demais acusados foram cruelmente executados na...
Continuar lendoFragmentos de um capítulo: O TERREMOTO DE LISBOA
Quem chegasse a Lisboa, na...
Continuar lendoCreio que todos já ouvimos falar de Nicolau de Rezende, o português que naufragou na costa do...
Continuar lendoMeus amigos, o maior editor de obras de autores piauienses do mundo, Francisco Leonardo Dias da Silva, acaba de se...
Continuar lendoBEBA DA MINHA FONTE
Publicado em: 21/07/2019 - Visto: 1087 vezes
Um livro, com o resumo das obras do frade franciscano William de Ockham, fundamentou a anulação do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão e levou ao rompimento do rei com a Igreja de Roma. Foi catalogado na biblioteca de Westminster, em 1541, sob número 282, e atravessou quase seis séculos de história. Após a morte de Catarina de Aragão, Nina, uma inglesa do condado de Northsoul, recebeu a missão de levar o colar de ouro da rainha ao Palácio do Arcebispo, em Alcalá de Henares, na Espanha, onde Catarina nasceu. Essa viagem a levará a Toledo, para fazer companhia à esposa do imperador Carlos V, e a Lisboa, em missão especial ao Cardeal-Infante Afonso, filho de D. Manuel I, o Venturoso. Descendentes de Nina em Portugal descobrirão seu destino e suas relações com a Corte inglesa e sofrerão nas garras da Inquisição portuguesa. Em 2015, pesquisadores Tudor encontraram o livro de William na biblioteca de Lanhydrock, na Cornualha, e uma carta de Nina deixada para o filho foi recuperada.
Neste livro, episódios da história são contados pelos olhos da ficção. Os personagens frequentam a vida real e se misturam a ela, de tal forma que, para muitos, alguns podem parecer verdadeiros, pois os tornam próximos do entendimento e facilmente identificados no contexto dos fatos que correm paralelos à história. Sobre tudo isso, há uma responsabilidade com a informação, porque, de certa forma, o personagem exibe um ponto de vista bastante peculiar sobre sua visão do mundo que o rodeia, dentro de uma coerência espacial e temporal. Isso é o que acontece durante toda a narrativa.
Esta é, portanto, uma obra em que a ficção se mistura à realidade, para compor a dinâmica da narrativa. Contém, ao final, um quadro cronológico que explica os fatos ao passar dos anos e a origem e o destino de cada personagem, para facilitar o entendimento das épocas em que viveram, além de um roteiro pitoresco pelos lugares em que a história se passa e um vasto rol de fontes de consultas. Desejo a todos uma boa leitura e deixo clara a minha admiração pelos historiadores, que nos facilitam a compreensão do passado que sempre me fascinou.
Um livro, com o resumo das obras do frade franciscano William de Ockham, fundamentou a...
Fontes em revisão
Fontes esgotadas
O livro é uma publicação do SEBRAE Piauí e se destina a subsidiar empresários,... Continuar lendo
Essa publicação pretende contribuir para a montagem do Inventário do Produto Turístico... Continuar lendo
AGESPISA, história desafios e perspectivas. Com esse subtítulo, o livro faz uma abordagem completa da... Continuar lendo
"Macauã" é uma ficção entremeada de personagens históricos e mitológicos,... Continuar lendo
Eu era menino quando minha avó me obrigava a assistir às missas de Domingo, na igreja do Meduna,... Continuar lendo